Passo de Gigante

Faz de conta...









terça-feira, 2 de julho de 2013

A política em "Minha Formação"

"O Meu Diário de 1877

{...}
Há duas espécies de movimento em política: um, de que fazemos parte supondo estar parados, como o movimento da Terra que não sentimos; outro, o movimento que parte de nós mesmos. Na política são poucos os que têm consciência do primeiro, no entanto esse é, talvez, o único que não é pura agitação.
{...}




A fatalidade das revoluções é que sem os exaltados não é possível fazê-las e com eles é impossível governar.
 {...}
A dúvida não é sinal de que o espírito adquiriu maior perspicuidade, às vezes é um simples mal-estar da vida.
 {...}
 O povo julga o seu direito tão extenso como a sua vontade.
{...}
A criança sustenta muitas vezes entre seus fracos dedos uma verdade que a idade madura com toda a sua fortaleza não poderia suspender e que só a velhice terá novamente o privilégio de carregar.
{...}
... a escravidão para mim cabe toda em um quadro inesquecido da infância, em uma primeira impressão, que decidiu, estou certo, do emprego ulterior de minha vida. Eu estava uma tarde sentado no patamar da escada exterior da casa, quando vejo precipitar-se para mim um jovem negro desconhecido, de cerca de dezoito anos, o qual se abraça aos meus pés suplicando-me pelo amor de Deus que o fizesse comprar por minha madrinha para me servir. Ele vinha das vizinhanças, procurando mudar de senhor, porque, o dele, dizia-me, o castigava, e ele fugido com risco de vida... Foi esse o traço inesperado com o qual eu vivera até então familiarmente, sem suspeitar a dor que ela ocultava.
{...}
 [a política] posso dizer que me lembra um jardim encantado do Oriente, onde tudo eram formas enganadoras de existência petrificadas, imobilizadas, à espera da palavra que as libertasse; onde a rosa que nunca desbotava expremia a presença oculta de uma paixão que não queria perjurar-se; onde o mármore alabastrino das fontes significava o corpo imaculado de que vertia contínuo o sangue puro dos martírios do amor e da verdade; onde os rouxinóis que cantavam eram pares de amantes a quem era defeso procurarem-se sob a forma humana... Tudo ali estava suspenso, transportado a outra escala do ser, a outra ordem de sensibilidade e de afetos... Era o mesmo fato, mas com diferente aspiração, diferente consciência, diferente vontade, e para o qual por isso mesmo o tempo não corria, como no sonho.
{...}
 [Reforma Agrária para ex escravos] "algumas braças de terra que eles possam cultivar como próprias, protegidos por leis executadas por uma magistratura independente e dentro das quais tenham um reduto inexpugnável para honra das suas filhas e da dignidade de seu caráter, como qualquer senhor de engenho.
 {...}

Há diferença enorme entre certos conservadores; mas não se pode bem apanhá-la, porque no partido conservador, como no partido liberal, há homens que não tem a marca das suas idéias o que faz que haja conservadores entre os liberais, e liberais entre os conservadores.
{...}
Em minha vida, vivi muito da Política com P grande, isto é, da política que é história."

Joaquim Nabuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário