Passo de Gigante

Faz de conta...









domingo, 17 de fevereiro de 2013

Paródia de Machado de Assis

Paródia

"Se eu fôra poeta de um estro abrasado
Quisera teu lindo semblante cantar;
Gemer eu quisera bem junto a teu lado,
Se eu fôra uma onda serena do mar;

Se eu fôra uma rosa de prado relvoso,
Quisera essa coma, meu anjo, adornar;
Se eu fôra um anjinho de rosto formoso
Contigo quisera no espaço voar;

Se eu fôra um astro no céu engastado
Meu brilho, quisera p'ra ti só brilhar;
Se eu fôra um favônio de aromas pejado
Por sobre teu corpo me iria espraiar;

Se eu fôra das selvas um'ave ligeira
Meus cantos quisera p'ra ti só trinar;
Se eu fôra um eco de nota fagueira
Fizera teu canto no céu ressoar;

Mas eu não sou astro, poeta, ou anjunho,
Nem eco, favônio, nem onda do mar;
Nem rosa do prado, ou ave ligeira;
Sou triste que a vida consiste em te amar."

Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1855. Machado de Assis, publicado em Marmota Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário